quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Arte Degenerada e Arquitetura da Destruição

Olá Pessoal,
Segue abaixo o link para o texto sobre "Arte Degenerada" que abordamos na útlima aula, e a fortíssima recomendação para que após o ler, vocês assistam ao documentário chamado "Arquitetura da Destruição". Ele está disponível no Youtube, dividido em 12 vídeos de aproximadamente dez minutos cada. Além de interessantíssimo e muito rico, ele explicita em diversos momentos a forte ligação e relevância que a arte (compreendendo também sua crítica e teoria) é capaz de assumir na sociedade, sobretudo nas totalitárias. Procurem perceber o espírito da época, a função assumida naquela época pela arte de vanguarda, pela arte tradicional "ressuscitada", e pelas imagens técnicas (fotografia e cinema). Na próxima aula nossa discussão ficará mais rica.

Link para o texto "Arte Degenerada":
http://obviousmag.org/archives/2008/04/arte_degenerada.html

O primeiro vídeo do documentário segue abaixo. Porém, recomendo que vocês o assistam, assim como aos demais no próprio Youtube, onde há a possibilidade de visualização em tela cheia. Basta acessar o www.youtube.com e digitar na busca "Arquitetura da Destruição".


Um abraço a todos!

2 comentários:

  1. Marco,uma verdadeira desconstrução ocorrendo.Eu consegui o filme inteiro(Architektur des untergangs)no e-mule.na verdade ainda baixando... Se ficar legal vou gravar e levar na proxima aula pra gente ver.Acho que ver por inteiro é mais produtivo.abçs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique, é uma boa ter esse filme p levar sim, mas seria tanto melhor se o assistíssemos antes, pra gente otimizar o tempo da aula. Tem q ver se todo mundo pode assistir...

    ResponderExcluir